Projeto de desenvolvimento tecnológico abre inscrições para preenchimento de 3 vagas – Seleção PIBITI 2021/2022

Data de publicação: 28 de junho de 2021. Categoria: Notícias

O Projeto de desenvolvimento tecnológico “Aplicativo móvel para promoção da saúde entre policiais militares: uma avaliação de viabilidade e aceitabilidade” (SELEÇÃO PIBITI 2021/2022) abre inscrições para 3 vagas (podendo ser remuneradas ou voluntárias) até às 18h do dia 20 de julho de 2021, através do preenchimento do formulário: https://forms.gle/FDHf5DEoLgzo6Knd9.

A seleção será aberta para discentes de qualquer curso de graduação, porém, preferencialmente, para os do Curso de Fisioterapia.

A presente investigação é um recorte de um projeto de pesquisa guarda-chuva intitulado “Violência vivida, condições de saúde e adoecimento entre policiais civis e militares do Estado do Ceará”, vinculado ao Departamento de Fisioterapia e ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Universidade Federal do Ceará – UFC.

O projeto visa avaliar a usabilidade, ou seja, a viabilidade e aceitabilidade, de um aplicativo móvel para promoção da saúde entre policiais militares resultante de projeto anterior de inovação tecnológica. Para avaliar a viabilidade e aceitabilidade, estabelecemos definições para esses termos para poder comparar uniformemente os resultados. Essas definições foram baseadas no estudo de Bowen et al em 2010 e ajustadas para nossa pesquisa (BOWEN; KREUTER; SPRING; COFTA-WOERPEL et al., 2009). A viabilidade foi definida e será avaliada como uso real (relatando comportamentos de estilo de vida), interesse, intenção e uso contínuo, adequação percebida e capacidade dos usuários de realizar as atividades do aplicativo (imples de usar, fácil de entender ou amigável). A aceitabilidade será avaliada pela satisfação do usuário, apreciação e recomendação do aplicativo a outras pessoas.

Além disto, será avaliado o compromisso com o uso do aplicativo em particular e propensão a se envolver apenas em uso ocasional e temporário. Os dados do uso do app serão coletados, incluindo o número e o conteúdo dos relatórios feitos no aplicativo e a quantidade de tempo gasto em cada tela.

Fonte: Profa. Linda Macena – lindamacena@ufc.br