Prof. Tatmatsu (UFC) e Profa. Suelia de Siqueira (UnB) registram carta patente de equipamento para cicatrização de feridas diabéticas

Data de publicação: 20 de abril de 2022. Categoria: Notícias
O Núcleo de Pesquisas e Inovações Tecnológicas em Reabilitação Humana do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará, acaba de receber o registro da patente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) de um transdutor portátil para auxílio da cicatrização de úlceras diabéticas. O equipamento foi desenvolvido entre pesquisadores do Departamento de Fisioterapia da UFC, por meio do Inovafisio, e da Universidade de Brasília (UnB). A liderança do projeto ficou a cargo do Prof. Dr. José Carlos Tatmatsu Rocha (UFC), da Profa. Dra. Suelia de Siqueira Rodrigues Fleury Rosa e da Me. Ludmila Evangelista dos Santos, ambas da UnB.

O Equipamento:

Trata-se de um dispositivo médico para uso externo no tratamento em feridas do tipo pé diabético. O dispositivo permite o tratamento por intermédio de comprimento de ondas variados de valor pré-definidos de 530nm, 430nm, 630nm e 850nm, associado as substâncias químicas azul de metileno ou azul de tolueno. A associação gera um estado excitável no azul de metileno ou azul de tolueno estimulado pelo comprimento de onda, a esse feito químico da combinação de luz é substância química, se denomina de foto sensibilizador que na presença de oxigênio, permitindo a diminuição da carga bacteriológica em particular a das cepas Pseudomonas Aeruginosa e Candida Albicans, que são comumente achadas em cerca de 10% das feridas infectadas, pelo efeito citotóxico. É de conhecimento que as feridas por possuírem ambiente favorável pela exposição da derme pela retirada da epiderme camada mais superficial da pele, favorece a elevação da carga bacteriológica, se não controlada pode haver a perda do membro por necrose ou até o óbito do paciente em decorrência da comorbidade. Assim, a invenção situa-se no campo de dispositivos para aplicação na indústria médica, em particular, nas indústrias biotecnológica e biomédica.

Fonte: Prof. Dr. José Carlos Tatmatsu Rocha – Núcleo de Pesquisas e Inovação Tecnológica em Reabilitação Humana – Fone: (85) 3366.9081