Área do cabeçalho
gov.br

Este sítio foi reprojetado para melhor atendê-lo. Acesse já pelo celular e veja mais essa novidade

Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Departamento de Fisioterapia

Área do conteúdo

Pesquisa sobre saúde mental de policiais militares abre processo seletivo para 3 vagas – Seleção PIBIC 2021/2022

Data de publicação: 28 de junho de 2021. Categoria: Notícias

O Projeto de pesquisa “Adoecimento psíquico, dor e desconforto entre policiais militares: diferenças entre o policiamento ostensivo geral e batalhões especializados” (SELEÇÃO PIBIC 2021/2022) abre inscrições para 3 vagas (podendo ser remuneradas ou voluntárias) até às 18h do dia 20 de julho de 2021, através do preenchimento do formulário: https://forms.gle/cCJSX6bv7nBzTvy9A.

A seleção será aberta para discentes de qualquer curso de graduação, porém, preferencialmente, para os do Curso de Fisioterapia.

Este trabalho faz parte das ações do projeto guarda-chuva denominado Violência, condições de saúde e adoecimento de policiais civis e militares no Ceará. Tal estudo já está em execução nas Áreas Integradas de Segurança (AIS) do Estado do Ceará. Cada área possui uma sede e comandantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e um delegado responsável, além do efetivo atuante.

Esta pesquisa em como objetivo analisar a relação entre adoecimento psíquico, dor e desconforto entre policiais militares do policiamento ostensivo geral e batalhões especializados no Estado do Ceará.

A amostragem será realizada em múltiplos estágios: 1. Levantamento das AIS com maiores populações por região. Considerando amostragem aleatória proporcional, serão selecionadas 50% das AIS por região. 2. Entre as AIS selecionadas será feita estratificação por categoria policial (civil e militar). Os indivíduos serão selecionados por meio de gerador de números aleatórios Intemodino Group®️. A geração de códigos de dentificação será feita a partir de listagem nominal fornecida pelo comando. Caso algum sujeito desista voluntariamente de participar do estudo (retirada voluntária) será feito um novo sorteio para inclusão de outro indivíduo na amostra. Será utilizado um questionário eletrônico auto-aplicado, enviado via e-mail aos participantes da pesquisa, utilizando o software Survey Monkey contendo TCLE e informações sobre a caracterização dos participantes e sobre as condições de saúde e adoecimento, após contato com os comandantes de cada AIS.

Fonte: Profa. Linda Macena – lindamacena@ufc.br

Acessar Ir para o topo