Pesquisa desenvolvida no DEFISIO é premiada como Melhor trabalho de Inovação Tecnológica de 2022

Data de publicação: 18 de janeiro de 2023. Categoria: Notícias
Após diálogos com o Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil, houve concordância entre os envolvidos com a divulgação de dados em meios acadêmicos e científicos.

Portanto, informamos que a pesquisa desenvolvida pela equipe de Inteligência Artificial do Laboratório de Inovações Tecnológicas em Reabilitação Humana (INOVAFISIO), recebeu o Prêmio de Melhor Trabalho em Inovação Tecnológica da UFC, em 2022.

O Trabalho orientado pelo prof. Carlos Tatmatsu e intitulado “A Inteligência Artificial e a Educação em Saúde como aliadas na terapêutica de prevenção de amputações e autogestão em pacientes diabéticos”, é de autoria do discente Luan dos Santos Mendes Costa com a co-autoria dos discentes Vinícius de Souza Veras, Maria Izamor Alves Costa, Milena Azevedo do Vale Santiago, ambos da UFC e José Carlos Gomes Pinto Junior, discente da UniFametro e membro do Inovafisio.

Os pesquisadores seguem desenvolvendo a tecnologia. Que por sua vez, visa contribuir com um melhor gerenciamento do fluxo de diabéticos no Sistema Único de Saúde (SUS).

Os resultados iniciais foram responsáveis pela premiação e também geraram dados para elaboração de produtos. Dentre os quais, destacam-se dois artigos científicos internacionais (em fase de revisão por pares) e três Trabalhos de Conclusão de Curso (um deles já apresentado e aprovado). Além disso, a pesquisa recebeu financiamento por meio de bolsas de Inovação Tecnológica da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UFC.

Essa é a segunda vez que uma pesquisa do curso de Fisioterapia é premiada na categoria. No ano de 2021, o trabalho orientado pela profa. Linda Macena, desenvolvido com os alunos Luan Mendes (Fisioterapia) e Carlos Humberto (Sistemas e Mídias), em parceria com a Polícia Militar do Ceará, também recebeu 1° lugar na premiação.

Fonte: Prof. Dr. Carlos Tatmatsu – tatmatsu@ufc.br