Grupo de Atenção Integral e Pesquisa em Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa (GAIPA)

Apresentação

O Projeto GAIPA UFC é um projeto de extensão universitária, vinculado ao Departamento de Fisioterapia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, que realiza diversas ações em âmbito individual e coletivo, como avaliação em saúde, atendimentos com Acupuntura, Auriculoterapia, grupos de exercícios terapêuticos com as Práticas Mente-Corpo da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) (Meditação, Tai Chi, Qigong e Liangong) e pesquisas voltadas para o manejo das demandas de dor e condições crônicas de saúde na Atenção Primária do Sistema Único de Saúde (SUS) desde o ano de 2015.
É composto por um grupo multiprofissional de acadêmicos de graduação em fisioterapia, acadêmicos e profissionais de qualquer área da saúde com formação concluída em Auriculoterapia e/ou experiência na condução de grupos de Práticas Mente-Corpo, e profissionais de saúde de nível superior com formação concluída em Acupuntura.
Segue como referencial teórico o Modelo Biopsicossocial da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), os princípios e diretrizes da Estratégia da Organização Mundial de Saúde para Medicinas Tradicionais, a racionalidade da MTC, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC, 2006) e outras políticas públicas de saúde no SUS.

Objetivo

Desenvolver ações educativas, assistenciais e de pesquisa em Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa, em caráter multiprofissional e interdisciplinar, de forma integrada com a Biomedicina, na perspectiva das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.

Público-Alvo

Profissionais, usuários do SUS e comunidade acadêmica.

Demandas atendidas pelo projeto

Dor musculoesquelética e condições crônicas de saúde.

Fluxo de atendimento

Acessar o site www.gaipa.ufc.br clicar em “Atendimento aos pacientes” e preencher o formulário solicitando consulta.

Coordenador: Prof. Dr. Bernardo Diniz Coutinho » Lattes

Contato pelo Site do Projeto GAIPA-UFC: < www.gaipa.ufc.br >