DEFISIO participa do desenvolvimento de APP eWHODAS

Data de publicação: 27 de março de 2023. Categoria: Sem categoria

O campus de Fortaleza do IFCE, por meio do Laboratório de Processamento Digital de Sinais e do Laboratório Oficinais 4.0, em parceria com a Universidade Federal do Ceará, Departamento de Fisioterapia, desenvolveram o aplicativo eWHODAS, plataforma de avaliação clínica da funcionalidade e deficiência por meio da ferramenta WHODAS 2.0

O WHODAS (World Health Organization Disability Assessment Schedule) é um instrumento genérico de avaliação desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que visa fornecer um método padronizado de mensuração da saúde e deficiência de forma transcultural.  Esse instrumento aborda a condição de saúde do indivíduo na perspectiva do modelo biopsicossocial, em que deficiência e funcionalidade são resultados de interações entre condições de saúde (doenças, desordens e lesões) e fatores contextuais.

Segundo o Prof. Shamyr Castro, da Universidade Federal do Ceará, idealizador da iniciativa WHODAS, “O app eWHODAS é uma ferramenta que facilita o processo de aferição da funcionalidade e deficiência em ambiente clínico ao tornar digital a aplicação do questionário WHODAS. O eWHODAS oferece uma possibilidade de aplicação do instrumento em menor tempo e produz os escores automaticamente ao final da aplicação. Dessa forma, contribui positivamente para a disseminação do uso da ferramenta, facilitando ao profissional de saúde a coleta de dados sobre funcionalidade e deficiência. Outro ponto importante do app é a gestão dos dados.”, complementa o Fisioterapeuta.

Um dos participantes do projeto é o professor Auzuir Ripardo de Alexandria, do Departamento de Indústria do campus de Fortaleza do IFCE. Para o docente, o principal destaque do APP é que “sua concepção é realizada por meio da colaboração entre instituições do nosso Estado, com o intuito de melhorar a saúde das pessoas. Essa colaboração necessita que se trabalhe de maneira interdisciplinar, algo que o IFCE já demonstrou ser plenamente capaz, por meio de suas parcerias em diversos projetos de pesquisa e inovação.  Além disso, é uma forma de capacitar nossos alunos além da sala de aula e manter nossos docentes atualizados e motivados”.

Para o estudante Nicolas Fontenele Leite, bacharelando em Engenharia de Mecatrônica do campus de Fortaleza do IFCE IFCE, um dos programadores do projeto, “O eWHODAS é uma solução moderna, completa e de grande utilidade para profissionais na área da saúde. Para mim é uma honra fazer parte do time de desenvolvimento e poder aprender e transformar, por meio do aplicativo, meu aprendizado em frutos positivos para a minha comunidade e para a comunidade internacional.”.

O eWHODAS, que funciona nos idiomas inglês e português, é um aplicativo gratuito e de fácil utilização que facilita a aplicação da ferramenta WHODAS por meio de smartphones, possibilitando a avaliação do paciente em um menor tempo, além de armazenamento e leitura mais eficazes das informações. A execução desse projeto foi formalmente autorizada e reconhecida pela OMS por meio de concessão de licença. O aplicativo foi registrado no INPI por ambas as instituições de Educação.

A equipe de desenvolvedores do App é formado por docentes e alunos da UFC e do IFCE

Para conferir mais informações e baixar o eWHODAS acesse aqui. Versão iOS em andamento.

Fonte: Prof. Shamyr Castro – castross@ufc.br