Cursos promovem educação comunitária em pesquisas de Tuberculose Iniciativa inédita reúne Sociedade Civil e Academia

Data de publicação: 18 de maio de 2022. Categoria: Notícias

Com o objetivo de ampliar o conhecimento e a participação comunitária em pesquisas de tuberculose, o Comitê Comunitário de Acompanhamento em Pesquisas de TB (CCAP TB/ Brasil), em parceria com o Departamento de Ciência e Gestão da Informação (DECIGI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está lançando uma série de cursos remotos sobre o tema. A iniciativa faz parte do Projeto Logos, desenvolvido desde o início do ano, que inclui ainda ações de comunicação e advocacy.

A iniciativa está estruturada em sete pequenos cursos abordando deste o conhecimento elementar de pesquisa, até sua incorporação nas políticas públicas e é direcionado a ativistas do movimento social, conselheiros de saúde, comitê de TB, estudantes e todos os que se interessam pelo tema. Ao final de cada módulo é feita uma avaliação, o participante poderá obter até três certificações individuais ou um certificado final com a carga horária total de 40 horas.

Segundo a professora Linda Macena (Profa. do DEFISIO/UFC e do PPGSC, membro do CCAP TB BR), uma das idealizadoras do curso: “a iniciativa pretende ampliar conhecimentos e estimular a comunidade a se envolver mais na formulação do conhecimento, visando a construção de espaços de educação, comunicação e advocacy no âmbito das pesquisas em tuberculose no Brasil”.

Para o coordenador do CCAP, José Carlos Veloso, “a participação comunitária em pesquisas se enquadra nos preceitos do SUS, mas ainda há grande distância em sua efetividade, uma forma de equacionar isto é através de formações em linguagem adequada e com conteúdos apresentados de forma didática e atraente.”

Os cursos podem ser acessados em https://ufpraberta.ufpr.br/enrol/index.php?id=719, necessitando apenas um cadastro dos alunos para acesso. A iniciativa é parte do Projeto Logos, que conta com o apoio a Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose (REDE TB) e do Ministério da Saúde e apoio financeiro da Organização Pan-americana de Saúde (Opas).

Maiores informações:
ccaptbbrasil@gmail.com