1º treinamento acerca do uso do equipamento Elmo é realizado no Curso de Fisioterapia

Data de publicação: 10 de junho de 2021. Categoria: Notícias

Na última quinta-feira, dia 10 de junho de 2021, na Locmed Hospitalar – Fortaleza, foi realizado o primeiro treinamento acerca do uso do equipamento Elmo para uma subturma do módulo de Clínica Fisioterapêutica em Cardiologia e Pneumologia, pelas fisioterapeutas Riany de Sousa Sena e Andréa Stopiglia Guedes Braide.

Ressalta-se a importância deste treinamento, haja vista que este equipamento vem sendo muito utilizado nos pacientes com a Covid-19. Dessa forma, todos os alunos desse módulo já serão treinados a cerca dessa nova forma de terapia que vem sendo usada durante a pandemia, capacitando-os para o mercado de trabalho.

O capacete elmo é um capacete de respiração assistida não invasiva com pressão positiva nas vias aéreas, e está indicado no tratamento da insuficiência respiratória hipoxêmica de leve a moderada. Além de poder evitar a intubação, este equipamento por ser vedado não permite a proliferação de partículas de vírus, diminuindo o risco de contaminação dos profissionais da saúde durante a sua aplicação.

O fisioterapeuta tem um papel essencial, não apenas na instalação do Elmo, mas também na monitorização do paciente durante o seu uso, observando os indicadores de sucesso ou insucesso da terapia e reajustando os parâmetros quando necessário, contribuindo assim para a otimização dos benefícios desta terapia.

Por fim, o Departamento de Fisioterapia parabeniza os docentes deste módulo pela iniciativa e à Locmed Hospitalar pela cessão do espaço e do oxigênio para o treinamento.

Fonte: Departamento de Fisioterapia – defisio@ufc.br – Telefone: (85) 3366-8091