Professor do Departamento de Fisioterapia tem pedido de patente deferido pelo INPI
Data da publicação: 28 de setembro de 2020 Categoria: NotíciasO professor Rodrigo Fragoso de Andrade, do Departamento de fisioterapia da UFC, teve pedido de patente “Tubo biopolimérico, processo de obtenção e seus usos” deferido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e publicado na Revista da Propriedade Industrial (RPI).
Refere-se a confecção e utilização de um tubo de biopolímero, sintetizado a partir dos substratos da cana de açúcar, para o tratamento de lesões traumáticas de nervos periféricos. Este produto foi resultante do tese de doutorado do Prof. Rodrigo Fragoso “Efeitos da associação do ultrassom terapêutico e de células mononucleares da medula óssea na regeneração do nervo periférico”, desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento, da Universidade Federal de Pernambuco e teve colaboração dos seguintes pesquisadores: Silvia Regina Arruda de Moraes, Deniele Bezerra Lós e Ivson Bezerra da Silva.
Atualmente, o material foi utilizado em pesquisas experimentais com potencial para utilização em reparo tecidual de humanos.
Maiores informações: rodfragoso@ufc.br
Fonte: Prof. Rodrigo Fragoso de Andrade – rodfragoso@ufc.br – (85) 3366.8091