Afastamento no país – até 15 dias

1) Acesse o SEI (https://sei.ufc.br/sip/login.php?sigla_orgao_sistema=UFC&sigla_sistema=SEI) utilizando mesmo usuário e senha do SIGAA;

2) Clique em “Iniciar Processo” (menu cinza na lateral esquerda);

3) Em escolha o tipo de processo, digite “Pessoal: afastamento para estudo ou missão no país por até quinze dias”;

4) Preencha os campos Especificação (Ex.: Palestrar em congresso no RJ – de 5 a 7 de abril/2019 – Profa. Renata Bessa), Interessado (Ex.: Renata Bessa Pontes) e Nível de Acesso: “Público”, depois SALVAR.

As ações “3” e “4” geraram o número do processo. A partir de agora será necessário inserir 2 formulários e documentos comprobatórios do afastamento, conforme orientações abaixo:

5) Clique em Incluir documento;

6) Em Escolha o tipo de documento, digite PESSOAL: Afastamento missão no país – até 15 dias (formulário), preencha os dados, selecione “Com ônus limitado” e, mais abaixo, em “Declaro ter compatibilizado gozo de férias com o período de afastamento solicitado”. Em seguida, clique em confirmar dados e assine utilizando a caneta preta encontrada no menu central no topo da página.

Para inserir o 2º formulário:

7) Clique no número do processo e, em seguida, em Incluir documento;

8) Em Escolha o tipo de documento, digite DEFISIO: Declaração afastamento com substituto e preencha somente os campos Descrição (Ex.: Palestrar em congresso no RJ – de 5 a 7 de abril/2019 – Profa. Renata Bessa) e Nível de Acesso: “Público”. Em seguida, clique em confirmar dados e assine utilizando a caneta preta encontrada no menu central no topo da página.

Obs.: Se não houver necessidade de substituto, inserir essa informação na declaração. Se houver necessidade, informar o nome do professor e solicitar que ele também assine o documento.

O próximo passo será inserir o documento comprobatório do afastamento em PDF, o qual pode ser carta de aceite, cronograma, carta-convite, e-mail de confirmação de inscrição, etc.

9) Clique no número do processo e, em seguida, em Incluir documento;

10) Em Escolha o tipo de documento, digite Externo e selecione Tipo de documento, data do documento, nato-digital (para documentos nativos da internet, que não passaram por digitalização), preencha o campo interessado (Ex.: Renata Bessa Pontes), escolha Nível de AcessoPúblico”, clique em Escolher arquivo para inserir o documento em PDF. Em seguida, clique em confirmar dados.

Após, informar à secretaria acerca da inserção do processo de afastamento para que sejam providenciados assinatura da chefia, envio à FAMED, responsável pela emissão da portaria, e inclusão na pauta da próxima reunião do Departamento.