Grupo Educação, Tecnologia e Saúde (GETS) publica livro “Produção de aulas remotas: tutoriais e guias didáticos”
Data da publicação: 13 de agosto de 2020 Categoria: NotíciasO Grupo Educação, Tecnologia e Saúde (GETS), vinculado ao Departamento de Fisioterapia, publicou o livro “Produção de aulas remotas: tutoriais e guias didáticos”, escrito em parceria com docentes, discentes de graduação e de pós-graduação e técnicos
Segue link com mais informações: http://www.repositorio. ufc.br/handle/riufc/53421
Proposta: Auxiliar docentes e monitores na produção de materiais didáticos e aulas remotas, além de facilitar a implementação do Plano Pedagógico de Emergência (PPE).
Organizadores: Andréa Soares Rocha da Silva, Luan dos Santos Mendes e Paula Pinheiro da Nóbrega
Autores: Professores, alunos, monitores, técnicos e membros de grupos de pesquisa e extensão dos Cursos de Medicina, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia, Odontologia, Sistemas e Mídias Digitais e Mestrado em Ciências da Informação da UFC.
Apoio: A produção do livro recebeu apoio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e das Faculdades de Medicina (FAMED), Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE).
Conteúdo: Tutoriais e guias didáticos para produção de aulas remotas.
Sobre: “As tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) têm permeado de forma definitiva as mais diversas atividades humanas cotidianas. No contexto educacional, o que já era reconhecido como uma tendência em expansão, tornou-se uma realidade global abruptamente. Professores e alunos – não exatamente de forma voluntária – passaram a desempenhar seus papéis docentes e discentes, respectivamente, de forma remota, por meio de uso das TDIC. Considerando não somente os aspectos de ordem econômica e seu impacto direto sobre o acesso a equipamentos e serviços de Internet, bem como os diferentes níveis de letramento digital dos alunos e dos professores, o uso e a aplicação adequados das TDIC nas atividades acadêmicas e escolares requerem habilidades e competências didático-pedagógicas para o planejamento, produção e acompanhamento de aulas remotas. Em meio a um período com grande volume de cursos, treinamentos on-line, “lives” e outras coisas do gênero, que têm sido oferecidas e realizadas de forma emergencial para auxiliar professores e alunos a enfrentarem e melhor lidarem com o novo momento, optamos por organizar e oferecer, por meio deste e-book, com a valiosa colaboração de diferentes autores, de forma simples, objetiva e até pragmática, um pequeno conjunto de estratégias didáticas e tutoriais de uso de ferramentas de apoio à execução de algumas dessas estratégias.”
Fonte: Grupo Educação, Tecnologia e Saúde (GETS) – gets@ufc.br