Promoção e Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil (PADI)
Apresentação
O programa Promoção e Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil (PADI), desde 2010, atende crianças e suas respectivas famílias em situação de risco pessoal/social, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida destes, minimizando os riscos de futuros déficits cognitivos que levariam ao atraso escolar, redução dos transtornos motores e comportamentais que minimizaria redução dos agravos à saúde como atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, disfunções posturais, patologias relacionadas ao sistema locomotor, problemas estes que acarretariam em diminuição de potencial na força de trabalho futuro e aumento no custo com tratamento na rede pública de saúde e assistência social. Os atendimentos visam a promoção do desenvolvimento infantil, através do acompanhamento deste, da prática centrada na família com orientações aos pais e professores das crianças atendidas, das oficinas com pais, treinamento de professores, profissionais de saúde e gestores das Unidades de Atenção a Promoção à Saúde (UAPS), creches e escolas, das intervenções psicomotoras e promotoras de saúde com crianças das UAPS, creches e escolas. Esta proposta promove a integração dos três pilares da Universidade Federal do Ceará, os estudantes, orientados por seus professores (curso de fisioterapia, educação física e enfermagem), pelos profissionais da equipe multidisciplinar do NUTEP (fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, pediatrias, neurologistas, psicomotricista, músicos, assistentes sociais e enfermeiros), projeto cadastrado na PREX_UFC (FM.2016.PJ.0088) – O cuidado centrado no acompanhamento multidisciplinar da criança com desenvolvimento atípico, desde 2016, este vinculado ao PADI. As atividades desenvolvidas no NUTEP estão pautadas numa Abordagem da Intervenção Precoce, habilitação e Reabilitação. A presente proposta visa ao promover e acompanhar o desenvolvimento infantil em Fortaleza, gerar um processo de saúde a ser implantado na atenção à saúde da criança na rede SUS, em especial do “Desenvolvimento na Primeira Infância (DPI)”, pela atenção básica à saúde, conforme as orientações da “Caderneta de Saúde da Criança”, incluindo ações de apoio às famílias para o fortalecimento de vínculos familiares. Além disso, uma das ações é voltada a crianças maiores com disfunções motoras devido à Paralisia Cerebral, Mielomeningocele ou por outras desordens neurológicas, que são atendidas semanalmente com o objetivo de promoção da saúde e funcionalidade.
Objetivo
Criar estratégias para melhorar a qualidade de vida de crianças atípicas e típicas, em situação de risco social aos serviços de saúde, articulando-os com os serviços de assistência social e educacional, promovendo atividades multidisciplinares integrativas inicialmente nas áreas de Fisioterapia, Medicina, Enfermagem e Educação Física. Avaliação e assistência fisioterapêutica para crianças com disfunções neurológicas. Acompanhamento do desenvolvimento neuropsicomotor infantil de crianças com risco biopsicosocial. Com isso, visamos promover o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, patológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade (LDB nº9394/96,art 29).
Público-Alvo
Estudantes, Profissionais e Comunidade.
Demandas atendidas pelo projeto
Crianças até 6 anos em risco ou atraso de desenvolvimento neuropsicomotor, incluindo por condições neurológicas.
Fluxo de atendimento
Enviar e-mail para labneuropedi.ufc@gmail.com
Informações
Coordenadora: Profa. Dra. Renata Viana Brígido de Moura Jucá
E-mail: labneuropedi.ufc@gmail.com