Projeto de reabilitação em portadores de doenças crônicas não transmissíveis (REAB)
Apresentação
Esta ação de extensão tem a proposta de fornecer avaliação e tratamento fisioterapêutico para pacientes portadores de diabetes mellitus e outras doenças crônicas não transmissíveis, assim como intervir na prevenção dos agravos e no tratamento de lesões já instaladas causadas por estas patologias como a neuropatia diabética, úlceras plantares e vasculopatias.
Esta ação é importante para o Departamento de Fisioterapia, tendo em vista a especificidade do tratamento ofertado, assunto este que é muito pouco abordado na graduação, por ser um tema muito específico e em especial, pensando-se na curricularização da extensão. Entretanto, como o avanço das doenças crônicas não transmissíveis, grande em parte pelo avanço da idade das pessoas, houve um aumento significativo de complicações geradas pela diabetes, portanto, abre-se uma porta a mais para a atuação do fisioterapeuta.
Este projeto pretende integrar a ação do projeto INOVAFISIO que atua na resolução de feridas em pés diabéticos que , após a alta, poderiam ser encaminhados e integrados no protocolo de reabilitação cardiovascular dos mesmos. Acredita-se que tal ação poderia resultar na melhoria significativa dos sinais e sintomas de neuropatia diabética, além das condições vasculares e qualidade de vida dessa população, aliado a um programa de orientações de educação e saúde.
Objetivo
Promover o processo de reabilitação funcional em portadores de doenças crônicas não transmissíveis.
Informações
Coordenador: José Carlos Tatmatsu Rocha
E-mail: tatmatsu@ufc.br