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Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Departamento de Fisioterapia

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Diretrizes Pedagógicas

O artigo 196 da Constituição Brasileira preconiza:

“Saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação (BRASIL, 1998).”

A orientação da formação profissional com base nos preceitos do SUS revela a necessária visão sistêmica que permita compreender a saúde em todas as suas peculiaridades, as quais não se distanciam das dimensões de vida do ser humano. Essa concepção, somada aos princípios doutrinários e organizacionais do sistema de saúde, na forma da universalização do acesso, do atendimento integral com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais e da participação da comunidade, dentre outros efeitos, produzem significativa mudança comportamental no campo das práticas assistenciais e relacionais (OFICINA REGIONAL […])

A proposta pedagógica da Residência Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar do CHU/UFC é orientada para a interdisciplinaridade, construindo saberes voltados para os valores e relações humanas, com o intuito de suprir as limitações decorrentes do processo saúde-doença, por meio da integração do todo e as suas partes. Contribui assim, com a visão sistêmica que promove a formação de um profissional que tenha condições de refletir e agir em relação aos desafios sociais, econômicos, culturais, políticos e ambientais.

A residência integrada apresenta um eixo estruturante transversal, tendo uma relação dialética entre campo e núcleo, contemplando saberes da clínica ampliada e da saúde coletiva, garantindo a interdisciplinaridade e o trabalho em equipe, possuindo relação direta intra institucional com o programa de residência médica (clínica médica, anestesiologia, cirurgia, pediatria, dentre outros) e outros programas de residência (Saúde da Família), desde o treinamento introdutório, passando por participação em sessões clínicas e visitas clínicas integradas.

A residência contempla a perspectiva de mudança de paradigmas, este contexto requer flexibilidade, subjetividade e diversidade. A educação deve ser voltada para o relacionamento entre pessoas como condição e garantia da solidariedade intelectual e moral da humanidade, ao mesmo tempo em que, vincula-se ao grupo, respeita-se a peculiaridade de cada aluno/indivíduo e suas diferenças, e com isso estimula-se a reflexão e a autonomia do pensamento e da prática (MAGALHÃES et al., 2005).

Nesse prisma, alguns princípios são estabelecidos para nortear a Residência Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar do CHU/UFC, dentre estes: a formação de um profissional generalista e humanista, ético, comprometido com a Universidade na melhoria da qualidade do ensino, pesquisa e extensão e prestação de serviços a comunidade; a matriz curricular integrada e sua correspondente organização institucional que articula dinamicamente prática e teoria, trabalho e ensino, ensino e comunidade por meio da integração dos conteúdos e das disciplinas. A vivência, a observação e a reflexão sobre problemas extraídos da realidade irão despertar o interesse para os temas estudados.

Para isso, o curso oferece metodologias, onde os alunos serão inseridos em ações práticas e de vivências de eventos reais. Dessa forma, será possível alcançar as condições básicas para o aluno formular a prescrição, intervenção, atendimento ambulatorial e hospitalar. As disciplinas integradas são formuladas em módulos de ensino, com temáticas específicas, trabalhadas a partir da discussão de problemas e busca de informações e subsídios teóricos e técnicos para a sua resolutividade.

Infere-se, portanto, que a Residência Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar do CHU/UFC norteia-se pela implantação de metodologias ativas, com base em ações desencadeadas por desafios, problemas e projetos, deslocando o foco do trabalho educacional do ensinar para o aprender, do que vai ser ensinado para o que é preciso aprender (ZARIFIAN, 2001).

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