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Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Departamento de Fisioterapia

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Objetivos

Geral

O curso tem por objetivo formar Especialistas em Fisioterapia Hospitalar, generalistas, com conhecimento do ser humano, de sua motricidade e de seus aspectos bio-psico-sociais sendo capazes de atuar nos três níveis de atenção a saúde, em todas as faixas etárias, e de avaliar, planejar, prescrever, aplicar e acompanhar o programa terapêutico estabelecendo suas etapas, métodos, técnicas e recursos específicos da profissão.

Específicos

  • Formar fisioterapeutas especializados garantindo estreita e permanente relação entre teoria e prática, fornecendo condições para a construção de conhecimentos, habilidades e competência necessária à concepção clínica-terapêutica da prática da Fisioterapia;
  • Capacitar o Residente na identificação, análise e interpretação da cinesia funcional do ser humano como instrumento de intervenção;
  • Capacitar e habilitar o corpo discente a executar, analisar e interpretar metodologicamente os devidos exames complementares no diagnóstico e controle evolutivo clínico da demanda cinético-funcional; garantindo conhecimentos teórico-práticos que permitam estabelecer prognósticos fisioterapêuticos e a escolha da abordagem terapêutica mais apropriada a cada situação;
  • Fornecer conhecimentos para desenvolver a capacidade de decisão da alta fisioterapêutica provisória ou definitiva, bem como o encaminhamento, com bases científicas, de pacientes referenciados a outras intervenções profissionais de competência específica;
  • Desenvolver habilidades pessoais e atitudes necessárias à prática profissional, a saber: consciência das próprias potencialidades e limitações, adaptabilidade e flexibilidade, equilíbrio emocional, empatia, criticidade, autonomia intelectual, exercício da comunicação verbal e não verbal;
  • Enfocar as relações de trabalho em uma sociedade globalizada, com o objetivo de aprimorar a atuação do profissional nas diversas especialidades;
  • Capacitar a integração e o exercício da liderança em equipe multiprofissional, interdisciplinar, transdisciplinar, tendo uma visão holística com inserção nos contextos político, social, cultural e científico;
  • Estimular o desenvolvimento de pesquisa e investigação científica como princípios fundamentais da ação educativa, reforçando o compromisso com a capacidade de reconstrução permanente do conhecimento e da formação contínua;
  • Habilitar o desenvolvimento de atividades de pesquisa, promoção, prevenção e reabilitação da saúde física, mental e psicossocial do indivíduo e da coletividade, respeitando princípios éticos, morais e bioéticos;
  • Atuar nas competências e habilidades específicas da sua área, proporcionando práticas docentes, de pesquisa, de consultoria e de assessoramento técnico-científico, bem como, a participação de projetos e programas oficiais de saúde voltados à educação;
  • Desenvolver habilidades nas ações de planejamento, gerenciamento, gestão e execução, nos órgãos de saúde pública e privada;
  • Formar profissionais conscientes da dimensão social da prática do profissional de saúde nas modernas concepções da atenção básica à saúde conforme indicações propostas pela OMS e Órgãos Oficiais da Saúde Nacionais e Internacionais.
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