Diretrizes Pedagógicas
A Residência em Fisioterapia Hospitalar é embasada em diretrizes assistenciais que contemplam a interdisciplinaridade, a integralidade e a humanização da seguinte forma:
- Integralidade da Atenção (equipe interdisciplinar)
- Integração entre diferentes âmbitos de atenção à saúde
- Humanização da Atenção
- Atenção ao processo saúde-doença-cuidado-qualidade de vida
- Linhas de cuidado (Intensivismo)
- Excelência da clínica
- Saúde hospitalar
- Indicadores quantitativos, qualitativos e estruturais (infra e superestruturais)
- Atualização do programa
- Produção de novos conhecimentos e tecnologias para o SUS
A Residência em Fisioterapia Hospitalar é centrada no aluno como sujeito da aprendizagem e apoiado no preceptor como facilitador do processo ensino-aprendizagem.
Este projeto pedagógico deverá buscar a formação integral e adequada do estudante através de uma articulação entre o ensino, a pesquisa e a assistência visando:
- A indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão
- A pesquisa como elemento impulsionador do ensino
- A prática profissional como eixo norteador do projeto pedagógico
- A problematização do ensino a partir da prática e da pesquisa
- A interdisciplinaridade
- A postura ativa na construção do conhecimento
- A postura facilitadora/mediadora do docente no processo ensino/aprendizagem
- A integração com a comunidade
- A integração entre os diferentes níveis de ensino e pesquisa
- A dinamicidade do plano pedagógico: construção e reconstrução permanente
- A avaliação formativa como feedback do processo
- A capacidade de atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual.
Articulação Intra e Inter Institucional com outros programas:
- Farmácia Hospitalar
- Psicologia Hospitalar
- Medicina