Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Departamento de Fisioterapia

Área do conteúdo

Histórico

O Serviço de Fisioterapia no Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará (HUWC-UFC) surgiu em meados dos anos 80 com um número bastante reduzido de profissionais, que atuavam de forma restrita a alguns pacientes. O aumento do quadro funcional ocorreu por ocasião da contratação de profissionais pela Sociedade de Assistência à Maternidade Escola Assis Chateaubriand (SAMEAC) e pelos primeiros concursos da UFC, o que viabilizou a ampliação do atendimento fisioterapêutico inicialmente para as enfermarias e posteriormente para a Unidade de Terapia Intensiva e Sala de Recuperação. Por alguns anos o atendimento fisioterápico foi extensivo a nível ambulatorial, porém em janeiro de1995, o ambulatório foi fechado, não tendo sido reaberto até os dias atuais. No final dos anos 90, a Terapia Ocupacional foi agregada ao serviço de Fisioterapia do HUWC passando a atuar inicialmente na saúde mental e posteriormente na pediatria, estando atualmente inserida em vários setores do hospital.

A Assistência Fisioterapêutica na MEAC, por sua vez, teve início no ano de 1996, quando na época, o atendimento fisioterápico era realizado por uma única profissional, em apenas um turno, de segunda a sexta-feira, sendo destinado às pacientes internadas na Unidade de Terapia Intensiva Materna. A dificuldade constante de obtenção de recursos materiais e humanos necessários para manutenção do funcionamento adequado e com qualidade na UTI materna ocasionou o fechamento da referida unidade ainda no ano de 1996, tendo a Fisioterapeuta optado para prestar assistência na Unidade Neonatal, contemplando assim, as unidades de alto e médio risco. À medida que o serviço de Fisioterapia era implantado no berçário tornou-se evidente, por parte da equipe, a necessidade de continuidade do atendimento fisioterápico. Portanto, no ano 2000, foi conquistada a contratação de mais uma profissional com perfil adequado para atuar na área de neonatologia. Nos anos subsequentes a UFC, por meio de concurso público, passou a oferecer vagas para o cargo de Fisioterapeuta a ser lotado na MEAC ampliando o número de profissionais.

A Terapia Ocupacional, entretanto, teve início na Instituição no ano de 2002, iniciando a atuação profissional apenas na enfermaria Canguru. Atualmente, além da enfermaria Canguru, a categoria desenvolve suas atividades assistenciais na sala de apoio psicopedagógica, destinado as pacientes gestantes da enfermaria de observação e na sala de apoio às mães dos bebês internados nas Unidades Neonatais.

Recentemente o Serviço de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Complexo Hospitalar HUWC/MEAC funciona de maneira integrada, sob uma única coordenação e conta com a colaboração de 18 Fisioterapeutas e 03 Terapeutas Ocupacionais, distribuídos nas diversas unidades de internação e que prestam assistência de segunda a domingo, no período diurno.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo