Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Departamento de Fisioterapia

Área do conteúdo

Curso de Fisioterapia da UFC participa de reunião do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ceará

Data da publicação: 11 de dezembro de 2025 Categoria: Sem categoria

O Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará (UFC) recebeu, com grande honra, o convite do Conselho Estadual de Direitos Humanos do Ceará para apresentar a proposta da Clínica Escola de Fisioterapia durante a última reunião anual do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ceará.

Estiveram presentes no evento os docentes: Prof. Dr. José Carlos Tatmatsu (Chefe do Departamento), Profa. Dra. Raimunda Hermelinda Maia Macena (SubChefe do Departamento), Prof. Dr. Ramon Távora Viana (Coordenador do Curso) e Profa. Dra. Renata Viana Brígido de Moura Jucá (Vice-Coordenadora do Curso). Além disso, também marcaram presença no evento as discentes Alicia Carneiro de Melo Machado, Ana Júlia Bezerra Sousa, Larissa Santiago Albino, Melânia Ricardo do Nascimento e Tais Pereira Gouveia do Centro Acadêmico Sônia Gusman.

Na ocasião, a professora Renata Jucá, representando o curso, apresentou a trajetória acadêmica e social da Fisioterapia da UFC, destacando suas premiações nacionais e altos índices de aprovação dos egressos em concursos e seleções públicas, o compromisso com uma formação ética e humanizada e o impacto das ações de extensão desenvolvidas ao longo dos anos.

Também foi ressaltado o importante papel que a Clínica Escola pode desempenhar como serviço de referência, tendo em vista que mesmo sem esta estrutura, o corpo docente e discente vem atendendo através da extensão mais de 3.400 pacientes por ano, o que reafirma a responsabilidade social da universidade e sua contribuição direta para o fortalecimento das políticas públicas de saúde e de direitos humanos no estado.

O convite e a participação dos docentes do curso personalizam o esforço de todos no departamento em busca de melhores condições de ensino e de prestação de serviços de saúde aos cidadãos de Fortaleza. O curso de fisioterapia da UFC, apesar de ser o segundo melhor entre as universidades federais do Brasil, não dispõe de clínica escola própria, desfavorecendo a formação de nossos graduandos. Os docentes, discentes e técnicos do departamento tem envidado esforços desde a criação do curso para conseguir a referida clínica. Esperamos todos avançar nesse objetivo com o apoio do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ceará.

Fonte: Departamento de Fisioterapia – defisio@ufc.br

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo