Curso de Fisioterapia da UFC participa de reunião do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ceará
Data da publicação: 11 de dezembro de 2025 Categoria: Sem categoria
O Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará (UFC) recebeu, com grande honra, o convite do Conselho Estadual de Direitos Humanos do Ceará para apresentar a proposta da Clínica Escola de Fisioterapia durante a última reunião anual do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ceará.
Estiveram presentes no evento os docentes: Prof. Dr. José Carlos Tatmatsu (Chefe do Departamento), Profa. Dra. Raimunda Hermelinda Maia Macena (SubChefe do Departamento), Prof. Dr. Ramon Távora Viana (Coordenador do Curso) e Profa. Dra. Renata Viana Brígido de Moura Jucá (Vice-Coordenadora do Curso). Além disso, também marcaram presença no evento as discentes Alicia Carneiro de Melo Machado, Ana Júlia Bezerra Sousa, Larissa Santiago Albino, Melânia Ricardo do Nascimento e Tais Pereira Gouveia do Centro Acadêmico Sônia Gusman.
Na ocasião, a professora Renata Jucá, representando o curso, apresentou a trajetória acadêmica e social da Fisioterapia da UFC, destacando suas premiações nacionais e altos índices de aprovação dos egressos em concursos e seleções públicas, o compromisso com uma formação ética e humanizada e o impacto das ações de extensão desenvolvidas ao longo dos anos.
Também foi ressaltado o importante papel que a Clínica Escola pode desempenhar como serviço de referência, tendo em vista que mesmo sem esta estrutura, o corpo docente e discente vem atendendo através da extensão mais de 3.400 pacientes por ano, o que reafirma a responsabilidade social da universidade e sua contribuição direta para o fortalecimento das políticas públicas de saúde e de direitos humanos no estado.
O convite e a participação dos docentes do curso personalizam o esforço de todos no departamento em busca de melhores condições de ensino e de prestação de serviços de saúde aos cidadãos de Fortaleza. O curso de fisioterapia da UFC, apesar de ser o segundo melhor entre as universidades federais do Brasil, não dispõe de clínica escola própria, desfavorecendo a formação de nossos graduandos. Os docentes, discentes e técnicos do departamento tem envidado esforços desde a criação do curso para conseguir a referida clínica. Esperamos todos avançar nesse objetivo com o apoio do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ceará.
Fonte: Departamento de Fisioterapia – defisio@ufc.br
