Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Departamento de Fisioterapia

Área do conteúdo

Cadastro de doadores de medula óssea será realizado nos dias 22, 23, 24 e 26 de setembro no Bloco Ronaldo Ribeiro

Data da publicação: 16 de setembro de 2025 Categoria: Notícias

Nos dias 22, 23, 24 e 26 de setembro, a Universidade Federal do Ceará (UFC) realiza, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), ação de cadastro de doadores de medula óssea, na Faculdade de Medicina, no Campus do Porangabuçu.

Os interessados devem comparecer, entre 9h e 16h, à Sala de Capacitação do 2º andar do Bloco Didático Prof. Ronaldo Ribeiro (rua Papi Júnior, 1223, Rodolfo Teófilo).

Para participar, as pessoas precisam cumprir os seguintes requisitos:

– ter entre 18 e 35 anos;
– não ter histórico pessoal de câncer;
– apresentar documento de identidade com foto;
– fornecer telefones de contato;
– preencher formulário com dados pessoais;
– coletar uma amostra de 5 ml de sangue para testes.

A doação é voluntária e indolor, e não incide pagamento nem recebimento de recurso financeiro. A ação tem o apoio da Faculdade de Medicina e da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem da UFC.

AJUDE A SALVAR VIDAS – Neste mês, a campanha Setembro Verde, dedicada à conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos, ganha significado especial. Para muitos, o transplante de medula óssea – a partir de uma doação feita em vida – é a única chance de continuar vivendo.

Apesar de o país contar com cerca de 6 milhões de doadores cadastrados no Registro Brasileiro de Doadores Voluntário de Medula Óssea (Redome), a diversidade ainda é um desafio. Atualmente, apenas 2,2 milhões são pessoas declaradamente não brancas, tornando a busca por doadores compatíveis mais difícil para pacientes negros e indígenas, por exemplo.

Estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que podem surgir 15 mil novos casos de linfomas no Brasil em 2025.

Fonte: Secretaria de Comunicação e Marketing da UFC – e-mail: ufcinforma@ufc.br

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo