Projeto de Extensão RespLar e ambulatório de assistência ventilatória
Data da publicação: 22 de abril de 2025 Categoria: NotíciasExistem condições de saúde que cursam com insuficiência ventilatória crônica e necessitam de suporte ventilatório. Entre estas condições de saúde, podemos elencar a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), as doenças neuromusculares e os distúrbios de parede torácica.
Em comum, indivíduos acometidos por essas doenças são beneficiados da estratégia ventilatória adotada de forma não invasiva e aplicada no domicílio. Diante de uma correta indicação, a ventilação não invasiva (VNI) pode ajudar os indivíduos a usarem mais a capacidade dos pulmões, diminuindo o trabalho respiratório. Da mesma forma, a VNI pode aliviar uma série de sintomas como dores de cabeça matinais, fadiga e falta de ar, que são sintomas diurnos que podem ocorrer como consequência de níveis baixos de oxigênio (O2) ou acúmulo de dióxido de carbono (CO2) consequentes à insuficiência ventilatória. Ao ajudar a normalizar os níveis de CO2 e O2 no corpo, a VNI ajuda a aliviar os sintomas ao longo do tempo para melhorar a qualidade de vida dos indivíduos com essas condições crônicas de saúde. Os benefícios são possibilitados com a oferta de pressões inspiratória e expiratória e volumes correntes adequados às demandas ventilatórias individuais. Nesse sentido, obtém-se melhora da ventilação minuto alveolar, com potencial recrutamento de alvéolos colapsados.
O projeto “RespLar” tem como objetivo possibilitar o processo de adaptação e acompanhamento clínico de indivíduos com diagnóstico de doenças pulmonares crônicas em níveis estáveis, distúrbios de parede torácica ou ainda doenças neuromusculares, com indicação de suporte ventilatório não invasivo domiciliar.
O projeto atua em duas frentes: (1) atendimento a pacientes que possuem indicação de suporte ventilatório não invasivo, e (2) qualificação de estudantes e profissionais de saúde na abordagem das principais condições de saúde atendidas no serviço. Neste sentido, destaca-se a importância social do projeto na esfera assistencial, cobrindo uma lacuna importante do serviço, assim como acadêmica, oportunizando a experiência teórico-prática até então pouco explorada na formação acadêmica dos alunos da Fisioterapia e Medicina.
O atendimento aos pacientes com doenças respiratórias crônicas, de parede torácica, ou neuromusculares ocorre semanalmente no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) por equipe interdisciplinar, composta por fisioterapeutas e médicos pneumologistas. O atendimento é realizado por estudantes ou profissionais, sob supervisão dos professores e profissionais integrantes desta proposta.
Para ter acesso a esse serviço, o paciente precisa ser encaminhado a partir de uma Unidade Básica de Saúde. No serviço de Pneumologia do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) esses pacientes são triados e encaminhados ao ambulatório de Assistência Ventilatória, no serviço de Pneumologia do HUWC.
O projeto de Extensão RespLar, coordenado pela professora Camila Ferreira Leite do curso de Fisioterapia da UFC tem ações integradas ao serviço.
Informações adicionais podem ser acessadas no perfil do instagran @resp.lar
Seguem abaixo os links das reportagens da UFC informa e do EPTV: