Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português

Grupo de Pesquisa da Universidade Federal realiza pesquisa sobre alterações dos tendões em pessoas com diabetes do Tipo 1 e disponibiliza avaliação funcional do tornozelo gratuita

Data da publicação: 12 de junho de 2023 Categoria: Notícias
O Grupo de Pesquisa Tendon Research Group sediado na Universidade Federal do Ceará está realizando um estudo inovador para investigar as alterações dos tendões em indivíduos diabéticos do Tipo 1. A pesquisa busca compreender o impacto oculto da diabetes nessa região do corpo e fornecer avaliação funcional gratuita do tornozelo para os participantes.

A diabetes é uma condição sistêmica que pode afetar vários tecidos do corpo, incluindo músculos e tendões. No entanto, até o momento, pouco se sabe sobre as possíveis alterações nos tendões de pessoas com diabetes Tipo 1. O estudo do TRG-Brazil tem como objetivo preencher essa lacuna de conhecimento e fornecer informações valiosas sobre a saúde desses indivíduos.

O estudo está direcionado especificamente para diabéticos do tipo 1 com idade entre 18 e 45 anos, e oferece uma série de avaliações e testes funcionais relacionados aos tendões e tornozelos. Os participantes terão a oportunidade de realizar a avaliação completa do tendão do calcâneo, teste de força do tornozelo, teste de mobilidade do tornozelo e teste de resistência da panturrilha. Ao final, os participantes receberão um relatório completo.

As avaliações serão conduzidas no Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará, localizado na Rua Major Weyne, 1440, Campus do Porangabussu. O tempo estimado para cada avaliação é de 50 a 60 minutos, e todo o processo será gratuito para os participantes.

Para se inscrever e participar do estudo, os interessados devem preencher o formulário disponível no link: https://forms.gle/8fsS1Jgjwce7Sn5P9. É importante ressaltar que o número de vagas é limitado, e as inscrições serão encerradas assim que todas as vagas forem preenchidas.

Aqueles que desejam acompanhar mais atualizações sobre a pesquisa e outras atividades do Tendon Research Group – Brazil podem seguir a equipe no Twitter, no perfil @tendon_brazil. Para obter mais informações sobre o estudo, os interessados podem entrar em contato com a equipe por meio do e-mail mfernandamsousa.fisio ou ligar para o telefone (85) 997311529.

Ao participar desta pesquisa, você contribuirá para o avanço do conhecimento científico e poderá obter informações valiosas sobre a saúde de seus tendões. Não perca essa oportunidade de participar de um estudo pioneiro na área da diabetes e tendões!

Fonte: Equipe Tendon Research Group – Brazil