Liga do Pulmão da Fisioterapia

Apresentação

A Fisioterapia Respiratória é uma especialidade da Fisioterapia que pode atuar tanto na prevenção quanto no tratamento de doenças/condições respiratórias, utilizando-se de diversas técnicas e procedimentos terapêuticos. Essa atuação pode acontecer nos três níveis de atenção à saúde, atenção básica, secundária e terciária, com os objetivos principais de promover educação em saúde, de estabelecer ou restabelecer um padrão respiratório funcional, e devolver aos indivíduos a sua funcionalidade. A idealização do projeto de pesquisa e extensão Liga do Pulmão da Fisioterapia-UFC surgiu a partir do interesse em aprofundar o conhecimento sobre e promover assistência em Fisioterapia Respiratória, por docentes e discentes do Departamento de Fisioterapia da UFC e demais interessados. Podem participar como membros da liga tanto estudantes de Fisioterapia da UFC e de outras instituições, quanto Fisioterapeutas já graduados. O edital de seleção é divulgado, pelo menos, uma vez ao ano, no site do Departamento de Fisioterapia da UFC (www.defisio.ufc.br).

Objetivo

Desenvolver estratégias de prevenção e tratamento, que possam ser aplicadas por estudantes de Fisioterapia e fisioterapeutas, para indivíduos com doenças/condições respiratórias ou que possam vir a desenvolvê-las.

Público-Alvo

Indivíduos da comunidade que apresentem doenças/condições respiratórias ou que possam vir a desenvolvê-las.

Pré-requisitos

Reabilitação Pulmonar para indivíduos com doenças respiratórias. Requisitos para participar: 1) Idade igual ou maior a 18 anos; 2) Diagnóstico médico de alguma doença respiratória; 3) Ter sintomas que limitem nas atividades de vida diária e; 4) Ter capacidade de caminhar sozinho, e realizar exercícios físicos.

Fluxo de atendimento

Os indivíduos interessados que preencham os requisitos, incluindo possuir um documento ou exame que comprove o diagnóstico médico da doença respiratória, devem entrar em contato pelo WhatsApp (85 3366-8643), pelo e-mail da liga (ligadopulmaofisioufc@gmail.com), ou página do instragram da liga (@ligadopulmaofisioufc).

Coordenador: Prof. Dr. Rafael Barreto de Mesquita

E-mail: ligadopulmaofisioufc@gmail.com