Profa. Linda Macena realiza a conclusão hoje do seu Pós-Doutorado no PPGGI – UFPR
Data da publicação: 18 de março de 2021 Categoria: NotíciasA Profa. Dra. Raimunda Hermelinda Maia Macena, vinculada ao Departamento de Fisioterapia, defendeu seu pós-doutorado hoje, dia 18 de março de 2021, através do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
O trabalho intutilado “Construção e validação de E-rubrica para acompanhamento do desenvolvimento de competências na condução da tese de doutorado” foi supervisionado pela Profa. Dra. Maria do Carmo Duarte Freitas e fez parte da linha de pesquisa Informação, Conhecimento e Estratégia referente à área de concentração Gestão da Informação e do Conhecimento.
Trata-se de um estudo exploratório, analítico, tecnológico, de validação e natureza quali-quantitativa que foi desenvolvido no período de março a agosto de 2020. Para desenvolvimento da rubrica, foram consideradas três etapas: 1) diagnóstico situacional da produção cientifica sobre competências na condução da pesquisa cientifica e competências na qualificação de docentes para o ensino superior; 2) desenvolvimento do protótipo da matriz de competências; 3) validação da matriz de competências por juízes especialistas.
As rubricas vêm sendo utilizadas na Espanha como uma ferramenta útil no desenvolvimento de competências, pois permite relacionar critérios de avaliação, categorias de rendimento, dimensões da qualidade esperada além de listar áreas a serem avaliadas.
Um fator preponderante no uso de rubricas diz respeito à possibilidade de permitir ampliar a interação e oferecer mais agilidade na avaliação e na detecção de dificuldades dos aprendizes, além de favorecer aa comunicação entre docente-discente, bem como de fomentar a autonomia dos estudantes para o desenvolvimento das competências .
Por fim, o Departamento de Fisioterapia como um todo parabeniza a referida professora pela conquista e celebra seu empenho e dedicação, que contribuirá ainda mais na formação dos nossos alunos.
Fonte: Departamento de Fisioterapia – defisio@ufc.br